2 de fev. de 2011

Defesa de Monografia

A Festa do Divino Espírito Santo no Rio de Janeiro: A Religião na Contemporaneidade é a Monografia apresentada ao Curso de Ciência Sociais de Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro por Renata de Oliveira de Siqueira e que será defendida no dia 02 de fevereiro de 2011 às 12h na sala 9017 bl A. A banca examinadora é composta por: Profa. Dra Marcia de Vaconcelos Contins Gonçalves (UERJ-Orientadora); Profa. Dra. Cecília Loreto Mariz (UERJ); Profa. Dra. Maria Josefina Gabriel Sant'Anna.


RESUMO

Segundo Zygmunt Baumman (2000), na modernidade, as instituições, a tradição e os laços que unem os indivíduos se fragmentam. Há liquidez nos valores e uma flexibilização das relações. Anthony Giddens (1999) coloca que, esse período histórico, acompanhado pelo fenômeno da globalização, é marcado pelo desarraigamento irregular das relações sociais e por processos de destradicionalização em todas as sociedades.
A religião, entendida como uma coisa eminentemente social (Durkheim, 2000), é também uma das dimensões afetadas pela fragmentação do indivíduo moderno e, este, ao construir sua idéia de identidade está fortemente marcado pelas diferenças sociais e pela heterogeneidade cultural do ambiente urbano em que vive.
Este trabalho objetiva pesquisar as mudanças na forma de viver a religião na contemporaneidade e como essas transformações se expressam no universo religioso das devoções particulares do divino espírito santo, sobretudo ao analisar a relação entre os descendentes de açorianos com o sagrado e com as festas ao divino espírito santo realizadas no Rio de Janeiro.


Palavras-chave: Etnicidade, festas, identidade, religião, modernidade.

Nenhum comentário: